O que é bom para afugentar morcegos de casas, forros e construções fechadas.

Publicado em 28/10/2012

O que é bom para afugentar morcegos de casas, forros e construções fechadas.

O morcego é um mamífero que tem capacidade de voar. Existem milhares de espécies de morcegos, variando em tamanho, cor, peso, formato do corpo.

A alimentação dos morcegos é feita principalmente de frutas, insetos, sangue de animais, peixes, pólen.

Possuem um sistema de emissão de ondas ultra-sônicas (biosonar). Essas ondas são emitidas através das narinas ou boca e que permite ao morcego voar a noite sem colidir com qualquer barreira. (Nota: Os animais de Biosonar emitem sons ultra-sônicos chamados “sibilos” no ambiente escuro. O eco recebido como retorno, determina como eles percebem e se livram dos obstáculos em seus vôos noturnos).

A duração de vida dos morcegos pode variar entre 10 a 25 anos

Habitam locais úmidos e escuros, como cavernas, construções fechadas ou abandonadas, folhagens de copa de árvores e palmeiras.

São animais de vida noturna principalmente.

As espécies frutívoras e insetívoras desempenham importante papel para o meio ambiente, pois se envolvem na polinização de plantas e no controle da população de insetos.

Esses animais são protegidos por lei, sendo assim proibido matá-los. Somente órgãos competentes podem matá-los e, mesmo assim, somente as espécies hematófagas, pelo fato delas produzirem doenças, principalmente a raiva.

A presença de morcegos nas residências é um grave problema e deve ser cuidado com muita seriedade, pois causa sérios ricos a saúde. O acúmulo de fezes e urina, além do mau cheiro, pode desenvolver fungos como o Histoplasma capsulatum, um fungo que afeta diretamente os pulmões, causando uma doença denominada histoplasmose, levando a morte.

Existem algumas maneiras que podem contribuir para afugentar os morcegos, mas até agora não foi encontrada nenhuma que supra totalmente essa necessidade.

Existem alguns repelentes eletrônicos, mas nada comprova a eficácia destes cientificamente.

No começo eles ficam arredios, desaparecem por um tempo, mas logo acostumam e voltam.

Podem ser tomadas algumas providências como:

-Trocar algumas telhas do telhado por telhas de vidro para facilitar a entrada de luz dentro do forro ou da casa (em casos de casas sem forro). Os morcegos se escondem para fugir da luz.

-Jogue bolinhas de naftalina pelos cômodos. O cheiro da naftalina é insuportável para os morcegos

Essas atitudes podem reduzir significativamente o número de animais. 

 

 

« O que é bom para Relaxar – Para ser feliz – Para viver em paz.
O que é bom para atrair pássaros silvestres para o seu quintal. »

Categoria:

afugentar morcegosdicassoluções caseiras

Palavras chave:

About osvaldo

» has written 124 posts