O que é bom para prevenir Câncer de próstata.

Publicado em 05/07/2013

O que é bom para prevenir Câncer de próstata.

Considerações gerais:

- A próstata ou, vesícula seminal, é uma glândula de formação sacular, existente exclusivamente no homem, desempenhando um papel fundamental e de relevante importância na fertilidade masculina.

- Sua função é segregar de 10 a 30% do volume do fluído seminal, além de armazenar conjuntamente os espermatozoides produzidos nos testículos, constituindo o sêmen.

- Essa secreção prostática é alcalina (ph 7.29), que serve para neutralizar as condições ácidas que se encontram no trato genital da vagina, além de ser uma substância rica em frutose, utilizada pelos espermatozoides, principalmente, como fonte de energia.

- A próstata atua também como uma válvula de pressão ou retenção, dependendo da situação.

- Retém a expulsão de urina e esperma em simultâneo. Ou seja: mantém a porção urinária da uretra fechada durante a ejaculação. E vice-versa.

- A sua contração permite ainda conferir pressão à saída da urina e do esperma.

- Anatomicamente, a próstata é considerada uma glândula sexual secundária e apresenta-se com uma configuração de três lóbulos: (direito, esquerdo e médio), que produz um fluido incolor alcalino que ao se misturar com os espermatozoides produzidos nos testículos forma o sêmen, e na hora da ejaculação, confere pressão adequada para expelir o líquido seminal pra o meio externo.

Estatísticas:

- O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo, cerca de 3/4 dos casos ocorrem em homens com mais de 65 anos.

- No Brasil, segundo as estatísticas, é considerado a quarta causa de morte, e corresponde a 6% do total de óbitos, nessa faixa etária

Prevenção:

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o exame de toque retal, dependendo da necessidade, é recomendado a partir dos 45 anos.

Como se prevenir:

- Manter uma alimentação regrada durante toda a vida.

- Manter uma dieta rica e balanceada em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais.

- Evitar ingerir gorduras, principalmente as de origem animal.

- Fazer atividades físicas pelo menos uma hora por dia.

- Se for ingerir bebida alcoólica, de preferência ao vinho tinto seco, pois, o vinho tinto seco contém resveratrol, que é uma substância anticancerígena. (mas beba com moderação, o recomendado é uma taça diária).

- Previna-se!…

- Ao sentir dificuldades ao urinar, ou diminuição no fluxo do jato de urina, ou freqüência urinária alterada, procure um médico especialista. (urologista).

- Se na sua família tem histórico dessa doença, avise o médico.

- Criar o hábito de visitar o médico urologista, anualmente para avaliação, após os 40 anos de idade.

Caso  você não dispõe de um plano de saúde que dá cobertura, procure a assistência do SUS.

- O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece assistência gratuita, tanto para fazer o exame da próstata, quanto para o tratamento, em caso de diagnóstico positivo.

Mas, a melhor prevenção é cuidar da sua saúde com carinho, desde cedo.

Pois saúde não tem preço.

 

 

 

« O que é bom para hidratar a pele ressecada
O que é bom para combater a asma – prevenção »

Categoria:

dicasmanter a juventuderemedios naturaissoluções caseiras

Palavras chave:

About osvaldo

» has written 124 posts